Repensando um pouco sobre o Natal

Por Antonio Fernandes

Diversas vezes, nos meus muitos anos de militância atéia pela internet, me deparei com um argumento que por vezes me chamou a atenção. Quando um crente inocente diz: "Vocês são ateus não são? se não acreditam em Deus, por que perdem tempo se preocupando com ele? Se eu não acredito em papai noel, não passo meus dias tentando provar as criancinhas que ele não existe." Bom, o argumento sempre refutado pela comunidade atéia, é aquele de sempre: "Ninguém explode bombas em nome do papai noel, ninguém nunca torturou ninguém por não acreditar em papai noel, e afinz" (apesar de que muuuuuuuuuuita gente lucra em cima do papai noel, ashuashsuahs) . Quer saber? nunca gostei do papai noel. A mídia sempre vende aquela ideia de que "se você for perfeito durante todo o ano, vai ganhar um presentinho no final." Bom, minhas sinceras desculpas aos formandos em publicidade, mas nem eu, nem vocês, nem ninguém é perfeito, a ponto de ser perfeito durante todo o ano. E subornar as pessoas a serem bonzinhas, a ponto de um garotinho dizer, "só não vou jogar queroseine nesse rato, ou matar esse cachorro a pauladas, para ganhar um presentinho em dezembro", é forçar bastante a barra da capacidade humana de discernir certo e errado. Na verdade, acho que a religião também se resume a isso não? Você se comporta a vida inteira bem, para ganhar um "presentinho no final", sua vida eterna... haha, Cristianismo no fim se resume apenas a capitalismo mesmo né? cada um lutando para receber o seu "presentinho". Bom, Assim como as criancinhas crescem, e descobrem que papai noel era uma farsa, talvez já tenha passado da hora de vocês crescerem e repensarem sobre seu Deus não? No fim, assim como o mito do papai noel, se resume a um golpe de marketing para empresas de brinquedo super-faturarem no natal, sua religião também é um golpe para bispos e pastores super-faturarem com suas fraquezas. Talves já tenha chegado a hora de crescer. Pense nisso.


Ideia para o post tirada do "Um Ateu de Mau Humor", do video Eu não gosto de papai noel, apesar de o texto ser meu.

Comentários

Postagens mais visitadas