Um copo d'água e um copo d'whisky

Por Antonio Fernandes
Baseado na música de Simon & Garfunkel
The Sound of Silence by Simon & Garfunkel on Grooveshark
"Hello darkness, my old friend
I've come to talk with you again
Because a vision softly creeping
Left its seeds while I was sleeping
And the vision that was planted in my brain
Still remains within the sound of silence"



Semi ergo-me na escuridão da noite
com as luzes dos homens clareando a lua
e as sombras da alma iluminando a mente
e nu caminho pela casa vazia.
O corpo quente da cama,
os pés frios na pedra,
o coração terno e pensativo.
Trago um isqueiro para acender
e um cigarro para fumar.
Encho um copo d'água que transborda
Tal qual transbordam meus pensamentos.
Almejo atravessar a biblioteca até a varanda,
mas encontro-me com você.
Veja só, você.
Você me sorri com seus dentes brancos,
e eu te desejo boa noite.
Nos sentamos na poltrona para conversar como velhos amigos.
Somos na verdade, velhos amigos.
Olhar seus olhos me afobava de medo
você se lembra?
Olhos mais profundos
que o mais profundo dos olhos.
Mas não me amedrontam mais.
Aliás, agora posso inclusive parar para conversar,
antes de sentar-me na varanda
para fumar um cigarro e cantar canções felizes.
Sou grato que tenha me amedrontado,
você amedronta a maioria das pessoas
isso faz bem a maioria delas
pelo menos aquelas que sabem bem que fazer com o medo.
Você sabe, você é o fim.
As coisas precisam dum fim.
É bom que tenham um fim descente,
mas é correto que sempre tenham um fim.
Descente ou não.
Creio que seriam todos tediosos demais sem você pra dar-lhes um fim.
já são tediosos demais!
veja como repetem.
Vivem todos os dias como se fossem iguais.
Ainda que mudem o que façam, não mudam o que pensam.
Mas você os muda
pelo menos mudou-me
e sou-lhe grato por isso.
Engraçado,
Gosto do modo como conversar com você
é sempre um monólogo.
Não só eu, todos que lhe conversam,
(aqueles que tem coragem de lhe conversar)
conversam por monólogos.
Mas mesmo monólogo você nos responde.
Sabemos sua resposta sem que você precise mostra-la.
É que apesar de toda a sua complexidade
E todas as consequências complexas à vida que a sua presença nos trás
você é simples.
Você é tão simples que podemos simplesmente monologar
e ainda assim viver um diálogo.
Ah! Se você soubesse todas as coisas que tenho pra lhe contar!
Vamos para a varanda
Preciso sentir o frio
para sentir-te mais perto de mim.
Levantamo-nos da cadeira e vamos para a varanda.
Vemos as luzes da cidade iluminarem a lua
e pessoas sozinhas amedrontadas caminhando isoladas na madrugada
Um carro passa e uma televisão faz barulho em algum lugar.
Somos só você e eu.
Ofereço-te um cigarro e você o apanha,
Sim, eu sei, é seu drink preferido.
Acendo o meu e olhamos a lua juntos.
Lembra-se de quando eu flertava com você?
Pensava em deixar-me cair nos seus braços
e esquecer todos os problemas do mundo
do meu mundo.
Você ora me respondia que sim
Ora me gritava que não,
mas flertava de volta como uma garota cruel.
Você flertou com todas as pessoas um dia,
sim eu sei.
Mas não,
não se preocupe.
Nunca fui um homem de ter ciúmes.
Ciúmes sempre foram parte dum sentimento chulo
E muitos foram os que caíram nos seus braços por ciúmes.
Sim eu sei, não, não serei um deles.
Assopramos a fumaça juntos e bebo um gole d'água.
Passa uma coruja voando e pia.
E sorrio pensando no nosso futuro.
Um dia me casarei com você,
Como todos os outros.
Espero ter uma cama descente
E estar bem vestido para o casamento.
Com minhas melhores roupas,
Sim,
as melhores roupas de minha vida!
E juntos iremos para o altar
Com um reverendo nos conclamando felizes para sempre
E todos aqueles que me conheceram um dia
e fizeram parte dos dias que vivi
chorando por mim.
Quero que a inscrição do nosso casamento
Diga algumas palavras que façam com que os que me amaram
lembrem-se da pessoa que fui
antes de me juntar a você.
Num sonho eterno
(ou será que numa noite sem sonhos?)
Vejo você retirar de suas roupas pretas uma garrafa de Whisky
abre-o e serve dois copos
e no topo da varanda brindamos
você sorri com dentes brancos
E eu dou uma risada abafada
e então brindamos ao nosso futuro casamento.
Contudo não pretendo casar-me cedo, você sabe.
Quero aproveitar meus anos que ainda tenho.
fumar nas noites de lua cheia,
Enamorar algumas garotas belas
e quem sabe eleger uma para passar meus dias
antes de me deitar com você.
Quero deixar umas crianças para se lembrarem de mim
Quando nos formos.
Ter muitos amigos, cometer meus erros duas vezes
só para ter certeza de que os cometi direito.
E quero ter o mundo todo enquanto o tiver.
Ah!
A vida é um gole de Whisky
Forte e amarga
Sei que não será tudo fácil e belo como digo que será
e sei que me deitar com você é como um copo d'água.
Que nos sacia mesmo que não tenha gosto de nada.
Bebemos da água a vida toda
bem como bebemos o Whisky
e na medida em que bebemos o Whisky os gelos derretem
e derretem-se e derretem-se até que no último gole
bebemos da água.
A vida é assim.
Mas há um certo prazer em beber um bom copo de Whisky,
somos alcoólatras
viciados
E bebemos a vida como se cada gole estivesse no final.
e como se cada boca fosse a última
e como se cada noite fosse a última
ainda que todas as noites sejam crianças
e todas as bocas sejam molhadas
Vivemo-las como se nunca mais fossem haver outras.
Somos alcoólatras,
viciados irrecuperáveis.
Dou meu último gole
trago e solto a fumaça
Jogo a bituca do cigarro na rua
e arremesso o copo mais longe.
Você ri, e sei que já vai.
Tem pessoas com quem conversar
e outras com quem flertar.
E eu também já me vou.
Tenho noites para viver
e bocas para gozar.
Espero te encontrar aqui de novo
sei que te encontrarei aqui de novo
até porque você está sempre aqui comigo.
como está sempre com todos os outros.
Dizem que Deus é onipresente,
Dizem, dizem,
mas é mentira.
Deus não é onipresente.
Ele não está sempre lá quando precisamos dele,
Só está lá quando não é necessário
ou ainda quando tudo já deu errado.
A verdadeira onipresente é você
que a cada minuto que passa
está um pouco mais em nós
e a cada vez que pensamos em você
somos modificados por você.
Então te sorrio,
bebo por fim o meu copo d'água
e sem estar mais com você
me vou.
Boa noite,
morte.





Comentários

Postagens mais visitadas