Cannabis Sativa Legalizada. E ai?


A maioria das pessoas conhece pouco ou quase nada sobre a droga. Perguntados na rua sobre "por que a maconha é proibida?" as respostas são vagas. Uns dizem que "por que ela financia o tráfico", outros por que "ela faz mau" ou até "mata."
Mas com tão pouca informação sólida sobre isso, o que realmente é verdade sobre esses conhecimentos gerais?

Vamos por partes: "A maconha faz mau." Até onde isso é verdade?

Overdose de maconha. A maconha é constituída pela substância "THC", num baseado de folha, 5% do baseado, em média, é constituído do THC. Num baseado de haxixe, a resina, 20% é THC, 4 vezes mais. Já no óleo de haxixe, 60% dele é constituído da substancia.

Para se ter uma overdose de maconha, seriam precisos 600 baseados para se "morrer" a princípio. Mesmo assim, a causa seria por asfixia devido a fumaça, e não por excesso de THC no corpo. No haxixe, seriam precisos 450 baseados fumados em uma quantidade de tempo pequena (algo em torno de meia hora) para se ter uma overdose por THC, mesmo assim se eliminar a falência pulmonar devido a fumaça. Teoricamente, o óleo de haxixe pode causar morte, já que 80 doses dele matam. Mas nunca existiu nenhum caso de alguém que tenha morrido de THC, apenas ingerindo recreativamente.

Ou seja: Maconha mata?
Resposta: Não.

Até onde a cannabis realmente faz mau? Sabe-se que ela reduz a produção de testosterona, o que influencia no timbre da voz, na sua capacidade de exercitar seus músculos, e na sua virilidade (resumindo, maconha broxa.)
Além disso, se usada por longos periodos de tempo em grande quantidade, a cannabis pode afetar sua memória a curto prazo, sua percepção de espaço e seu pensamento abstrato. Comumente chamado de "queimar seus neurônios."

Pense comigo, o que é uma droga? Uma droga seria qualquer substância que pode causar alguma alteração no seu corpo. Qual a diferença de um remédio para uma droga? O remédio você toma a quantidade certa, e usa em benefício próprio. Se usado em grande quantidade, ele vai te causar mau, ou até te matar.
O mesmo se aplica a maconha. Fumar um baseado por semana, ou apenas socialmente, com amigos, como lazer. Algo que você faz no dia a dia. Sem abusos e excessos, poderá te fazer bem. A maconha te coloca num estado de calma, o tempo passa de velocidades variadas, você passa a rir fácil de qualquer coisa, e sua mente se aguça para pensamento crítico e filosofia. Você "descobre todas as respostas". É uma onda calma e boa, nenhum bicho de sete cabeças.
O ato de fumar maconha em pouca quantidade, pode ser pscicológicamente saudável, já que você fica mais feliz, e cria uma percepção melhor da sua vida.

Resumindo: Maconha faz mau? Em grandes quantidades, sim. Em pequena quantidade, faz mais bem que mau.

Sobre o argumento de que ela deve ser proibida por que faz mau, acho-o falacioso. Se o governo nos proibisse de fazer coisas que causem mau a nós mesmos, metade dos remédios no mercado seria proibido, sem falar em bebidas alcóolicas, cigarro, e outras mil substâncias.
Alguns dizem que uma pessoa drogada pode fazer mau a sociedade, e não apenas a si mesmo, também acho falácioso. A maconha te dá uma sensação de paz e calma. Esse argumento poderia ser válido para dependentes químicos de crack ou cocaína, já que após a dose, o usuário sente necessidade de mais imediatamente. Com maconha não, mesmo que você fume em grande quantidade, quando terminar cada baseado, vai estar com uma sensação de saciedade e paz.


Tráfico

O tráfico no rio de janeiro fatura algo em torno de 316 e 633 milhões de reais por ano, tendo um real lucro de 130 milhões. Um lucro relativamente baixo, já que os traficantes gastam com logística de fornecimento, auto-proteção, gastos com apreensões policiais, mão de obra, reposição de armas e munições, e compra dos produtos. Ou seja, o tráfico causa mortes, dor e tristeza, em troca de um real lucro muito pequeno.

Com a maconha legalizada, a fatura do mercado poderia chegar a 1 bilhão de reais, sem os gastos que o tráfico tem, como "armas" ou "apreensões", o lucro seria praticamente 800 milhões de reais. Um gigantesco impulso na economia. Uma nova oportunidade de negócios, altas na bolsa de valores, criação de milhões de empregos em transporte, plantação, produção, industrialização, e afins.

Gente morrendo por quase nada, podia ser transformado em gente empregada gerando renda, consumindo, e ficando mais feliz.

A suposição geral é que "caso a maconha seja legalizada, os traficantes desaparecem", a coisa não é bem assim.

Em primeiro lugar, o tráfico de maconha não é o único que existe. Existe outras drogas, como cocaína, lança-perfume, crack, alucinógenos, além até do tráfico de armas. As favelas do rio e do Brasil não existem por conta do tráfico de maconha exclusivamente, mas pode apostar que ela equivale a uma boa parcela dos lucros deles.

Traficantes existem, por que as favelas são sociedades marginais ao sistema. Como o governo não exerce poder real sobre aqueles que foram excluídos, poderes menores começam a surgir dentre os marginalizados. O traficante existe por que existe alguém que o tem como autoridade, no momento que há uma ausência de autoridade do governo.

Acabar com as favelas não é legalizar a maconha. Acabar com as favelas, é fazer um misto de educação, criação de empregos, e possibilidades de mercado, que façam com que os indivíduos que morem nessas periferias, comprem casas fora das periferías. Sem favela, os traficantes perdem seus "feudos", e a guerra entre traficantes acaba.

O que legalizar a maconha resulta? Um erro é pensar que o tráfico, exclusivo de maconha, acaba. Nosso governo segue as linhas do capitalismo, as empresas que entrarem no ramo de venda de cannabis vão querer lucrar em cima dela. Some isso ao fator de que 46% de tudo que você consome são impostos, você pode ter certeza que o preço da maconha vendida pelo governo, vai ser maior do que a vendida nas favelas.

Acho que a legalização das drogas provavelmente causaria uma reestrutuação no tráfico. Os traficantes iam se preocupar mais com o lucro bruto, já que teriam que vender seu produto abaixo do preço do mercado. Com a diminuição da demanda, já que o usuário poderá escolher entre alimentar o tráfico ou consumir legalmente, eles (traficantes) vão diminuir seus custos em armas, esquematizar e organizar melhor sua distribuição, e fazer a coisa de tal modo que seus preços sejam acessíveis.

A venda de maconha ilegal continua, mas ela vai ser equivalente a venda de bebidas alcóolicas ilegais (já achou absinto de 80% de alcool pra vender por ai?)

Por que a maconha é proibida?

Quase todas os países proibiram o consumo da droga depois do século XX. A proibição está muito ligada ao fato que a erva sempre foi muito ligada aos movimentos de revolução. Durante a revolta que resultou na independência do haití, em 1794, ela foi muito usada pelos negros integrantes do movimento junto do tabaco. Mais recentemente, ela foi um dos símbolos do movimento Hippie, uma contra cultura que ocorreu nos Estados Unidos, e em seguida no mundo todo durante os duros anos da Guerra Fria. Ela foi usada por vários movimentos de esquerda em todo o mundo durante o século passado, o que explica o enojamento capitalista pela droga. Ela está ligada ao grande rival dele, o socialismo, a igualdade social, e a sociedade esclarecida e inteligente.

A realidade é que usuários de maconha tendem a ser mais críticos, e conseqüentemente lutar por mudanças na sociedade. Boa parte deles faz parte de movimentos "pró-meio ambiente", "direitos humanos", levam ajuda na áfrica (onde inclusive, a droga está presente em várias das farmacias de ONGs em vários lugares, usada para reduzir a sensação de dor, e com fins pscicológicos em vários doentes em todo o continente africano), enfim, os usuários de Cannabis tendem a ser mais esclarecidos, e lutar por mudanças no mundo que os cercam.

Vale lembrar que nem todo membro de ONG ou organizações do tipo "é maconheiro", que nem toda farmácia hospitalar que atua na áfrica usa a droga, e que não é preciso ser maconheiro para ser inteligente ou pensar. Existe uma tendência dos que usam a droga serem assim, apenas isso.

Enfim, a maconha é proibida por questões políticas. Não é lucrativo para o governo pessoas que se revoltem, não é lucrativo para o governo pessoas que questionem ou critiquem. Nem lucrativo para as grandes empresas. Para eles, melhor que você seja um "pacato cidadão", como já dizia o Skank, assista novela, coma mac donalds, e trabalhe todos os dias de cabeça baixa e engolindo suas dúvidas e problemas.

A questão é, nós chegamos onde estamos hoje sendo pacato cidadãos? Se as pessoas não tivessem pegado em armas, não teria havido revolução francesa. Se ninguém tivesse lutado e questionado, a escravidão ainda existiria. Se ninguém tivesse "ficado puto e revoltado com o sistema", a Igreja Católica ainda teria a "Santa inquisição", e dominaria a mente e o coração do povo.

O mundo chegou onde está, por que pessoas questionaram a sociedade em que viviam.

Você pode achar que a maconha causa danos a saúde, e pode ter argumentos contra a legalização dela. Meu objetivo aqui não é convencer tudo e todos de que a droga faz bem e deve ser legalizada. Luto contra o pré-conceito da sociedade, que estando desinformada, pensa e age como as pessoas que estão no poder querem que elas pensem. Se você é contra a maconha, pelo menos saiba o argumento daqueles que são a favor, e procure se esclarecer sobre o assunto.

Gente que dá opinião sobre o que não entende é o cúmulo da idiotisse.


Conclusões

Cerca de 4% da população mundial (cerca de 162 milhões de pessoas) fumam ao menos um baseado de maconha por ano, e 0,6% também da população mundial consome a droga frequentemente (cerca de 22,5 milhões de pessoas). A maconha não mata, causa poucos danos a saúde e até benefícios se fumada em pequenas quantidades. O tráfico não existe por causa da maconha, mas ela é culpada por boa parte dele. A droga esteve presente em grandes movimentos, como os Hippies (que já citei acima), no movimento Rastafari, no Reggae, Hip-Hop e Rap.

Os primeiros indícios de uso de cannabis, são de três mil anos antes de cristo, ou seja, 5 mil anos atrás, a arqueologia descobriu folhas de canabis e rascunhos de baseados em cavernas. A maconha foi fumada por centenas de tribos indígenas para fins religiosos por muitos séculos. Na religião hindú, o Haxixe é considerado um presente dos deuses.

Em todos os países orientais, com excessão do japão, china e coreia do sul, a droga é liberada. nas sociedades ocidentais, em portugal é permitido plantar 3 pés da droga em casa, e portar até 10 doses na rua sem ser considerado traficante. Na holanda é permitido o uso da substância dentro das tabacarias. Na austrália, a maconha é liberada até as 10 da noite. Nos Estados unidos, ela é legalizada em 3 estados, e descriminalizada em 7. No Brasil, ela é descriminalizada.

Legalizar: O produto pode ser usado sem que isso implique penas na lei. É permitido.
Descriminalizar: Não é legalizado. Você não vai ser penalizado pelo uso, mas, se de menor, será encaminhado para seus responsáveis, e se de maior, pode não acontecer nada, ou até, dependendo da gravidade do problema, ser condenado a trabalhos comunitários por alguns meses. (caso do Brasil)



É isso aí, espero que tenham aprendido algo com o texto. Repasse, ajude a sociedade a se esclarecer.

Um pequeno vídeo, que ilustra a situação da droga, muito divertido e bem animado, recomendo (:



É isso ai. A maconha não é um monstro, nem algo que "deva ser usado." Ela é uma droga comum, com perigos em potencial, tanto quanto o tabaco ou a bebida. Pode ser ruim?sim, se usada do modo errado.

Se a vida fosse bela, todo dia teria sol, todo mar teria onda, toda música seria reggae e toda fumaça faria a cabeça. - Bob Marley


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannabis_sativa
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1667508-maconha-faz-mal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Overdose
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2nabis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcotr%C3%A1fico
http://www.revistagoma.com.br/goma/blog/default.asp?Display=468
http://papodehomem.com.br/the-flower-e-se-a-maconha-nao-fosse-proibida/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

Comentários

Postagens mais visitadas