O Segredo

Por Antonio Fernandes

Um dia agente vê que os nossos passos não nos levaram para o lugar que havíamos planejado.
Um dia agente percebe que alguns amigos que gostariamos de ter ao nosso lado, já não estão mais lá. Agente olha pra trás e vê que alguns amores, que juramos ser eternos, morreram, e tudo que resta deles são lembranças.
Um dia agente descobre que a criança que havia dentro de nós está morrendo pouco a pouco, e os culpados disso, somos nós mesmos.
Um dia agente para e descobre que, pouco a pouco, vamos parando de dizer "bom dia", "obrigado" e "até logo", nossos "eu te amo's" vão se tornando cada vez mais corriqueiros, e nossa vida vai entrando num ciclo de tédio de rotina.
Um dia agente descobre que já passaram dias demais, e que algumas atitudes que sabemos que já deviamos ter tomado, ainda não tomamos.

Então nós olhamos esperançosos e presunçosos para o futuro, e depositamos nossa confiança nele.

Mas descobrimos que o futuro, é incerto.
Descobrimos que você planeja cuidadosamente cada passo, mas o futuro se encarrega de bagunçar todos os seus mapas, mudar todo o caminho, e também se encarrega de trazer tempestades e furacões, mares e terremotos para aqueles "passos cuidadosos" que você planejou.

O passado te atormenta, e o futuro te enlouquece. Se tentar ver por onde andou, lamentará as escolhas tomadas, e se tentar ver por onde andará, perderar-se-á  nas trilhas do desconhecido.

Que fazer?

Já diziam os romanos "Carpe Diem", enquanto tomavam uma boa taça de vinho espanhol nas planícies de Toscana. Viva o hoje. Viva o agora. Desfrute os momentos de sua vida da forma mais intensa que conseguir manifesta-los. Não como se fossem os últimos, pois viver pensando que um dia irá morrer é pedir depressão profunda. Viva o agora como se fosse pra sempre, e cada momento do resto da eternidade fossem se resumir a extase daquele ínfimo momento. aquele ínfimo prazer.

Aprenda a aproveitar as situações, e a tornar mais feliz o mundo para você, e aqueles a sua volta. Dê bom dia a moça da banca de jornais, diga obrigado quando te deixarem passar, e retribua com um sorriso. Ofereça a alguma pessoa qualquer algumas palavras alegres e divertidas.

Conte uma boa história a uma criança, mas lembre-se de escutar uma grande aventura de um senhor de idade. Trate as pessoas melhor do que gostaria de ser tratado, e não espere nada em troca. E nem precisará. Basta se lembrar da lei da física, "tudo que vai, volta." Se tratar as pessoas bem, você será naturalmente bem tratado.

Aprenda a sentir os gostos, não vou dizer que deve comer deste ou daquele jeito, rápido ou devagar, mas seja da forma que quiser, aprecie aquele momento. Sinta os cheiros, sabores, e coma também com os olhos. Desfrute de uma bela taça de Sunday de chocolate antes de devora-la.

Use bem seus momentos, eles não voltarão.

E aproveite-os, para quando for pensar no passado, não pensar triste em como poderia ter sido, mas se lembrar alegre de como realmente foi.

E saiba que, depois que aprender a viver e aprender com os momentos, o futuro não será mais algo para se ter medo. Será sim algo a se esperar ansiosamente. Novas descobertas, novas aprendizagens, novos amores... O futuro reserva grandes colheitas para aqueles que semeiam felicidade. Distribua sorrisos, e faça o seu.

O segredo da vida, está no tempo.

Carpe Diem

Comentários

Postagens mais visitadas