A Convocação

Por Antonio Fernandes

Vocês que me leem com frequência não pensem que não sei: Têm assim como eu um ônus, uma vontade, uma fagulha de revolução, no sentido de desejar um mundo melhor, belo e limpo. Sei que aqueles que me visitam esporadicamente compartilham das minhas vontades de um mundo mais justo e menos hipócrita. Mais humano e menos fetichista, onde ainda que se defenda um posicionamento de "esquerda" ou "direita" divergentes, o objetivo final é a humanidade pela humanidade, não a humanidade por uma ideologia ou pelas grandes corporações. Assim afirmo crer que são as vontades de vocês, e assim também é a minha.

Dito isso venho agora, por meio do meu canal pessoal, fazer um apelo a cada um. Você, que me lê agora. Não pense que não te vejo. Sinta meu olhar perpetrar você. Estou pedindo a sua pessoa, que me ajude.

Grito ajuda de cada um porque precisamos desesperadamente da ajuda de todos. Como afirmou Rousseau, "A soma dos poderes individuais é a força coletiva." Te pergunto, você tem poder? Qual é seu poder e que poder é esse? Já te antecipo. Você tem poder. Sim. Tem poder de mobilizar a si e aqueles que estão ao seu redor para fazer a sua, para fazer a nossa vontade valer. É a partir dessa força que está alicerçado nossa nação democrática, ou, bom, err, pelo menos era assim que deveria estar.

Deveria estar, e será a partir da própria ausência de democracia que mais que nunca, reconstruiremos nossa democracia. Como todos vocês puderam perceber, nossa excelentíssima senhorita Presidenta Dilma Rousseff veio sugerir ao Congresso Nacional uma reforma política por meio de "referendo". Muitos clamaram por "plebiscito". Referendo e plebiscito, referendo e plebiscito, não importa, ambos convergem para que o povo, você, eu, seus amigos e meus amigos, decidamos qual será o caminho que nossa nação tomará. Isso não é pouca porcaria não, porque garante um país menos corrupto, um Estado funcional, que garanta a sua segurança, saúde, educação. Um Estado funcional onde seus impostos são gastos de maneira útil, e também não exagerados. É importante que nessa hora realmente o poder emane, não do Congresso, não da Presidência, mas que o poder emane do povo. Só que não, não será por meio de referendo nem plebiscito: será por meio da lei de iniciativa popular.

Você talvez já tenha ouvido falar dela e espero que se ouviu, tenha assinado. Isso não te isenta de continuar me lendo por mais dois minutos. O que vou falar aqui é grave: Nossa política está desastrosa porque o que importa não são as propostas dos candidatos nem as ideologias dos partidos. O que importa nas eleições hoje são os interesses financeiros. As últimas votações das quais participamos movimentaram 34 bilhões e meio de reais pelo país. Sabe o que é isso? Isso é duas vezes tudo que foi gasto pelo Estado Brasileiro até o momento com a Copa do Mundo da FIFA. Se você acompanhou as paralisações recentes pelo país bem já sabe que nossa Copa não foi baratinha como um passeio no parque. Agora imagine duas Copas do Mundo de dinheiro sendo movimentados a cada dois anos no nosso país. É um bocado. Não é pouca porcaria não. Agora você sabe de onde vem tanta fortuna de político que estamos acostumados a ver. É, não é bonito de ver, e é por isso que estou aqui te convocando a me ajudar.

Os mesmos autores do projeto de lei Ficha Limpa, que nós brasileiros emplacamos a não muito tempo, construíram agora uma nova proposta, o projeto "Eleições Limpas"(Clique), das quais não citarei as inúmeras qualidades pois é mais fácil ouvir falar da boca deles. Sei que muitos de vocês não assistirão, a palestra tem duração de nada menos que sessenta minutos, uma hora, mas deixo mesmo assim minha singela recomendação. A proposta é maravilhosa, é apresentada por eles em 5 a 10 minutos, e o vídeo todo praticamente é composto por respostas a perguntas de internautas.

Vale a pena conferir:
Adiante o vídeo até 5:40


Acho relevante tratar aqui somente um aspecto falado por eles: As maneiras de divulgar e como assinar. A assinatura é rápida e prática, caso você já esteja logado no facebook, tudo que será acrescentado é seu CPF, se não, o questionário é rápido. Sim, sua assinatura virtual é valida para a contagem de assinaturas. Como se não fosse óbvio, te pedirei encarecidamente: Convença seus amigos a assinarem. Informe as pessoas sobre a lei nos canais ao seu alcance: Twitter, Facebook, Whatsapp, Instagram, ou seja lá mais o que você acessar. Além disso extrapole os meios virtuais. Na parte "Materiais" no site existe um formulário para ser impresso. Imprima-o e  leve-o para aqueles que você sabe não terem tanto acesso a internet e que gostariam de ver nosso país mudado. Mobilize-se com outros amigos engajados e levem isso as ruas, colete o máximo de assinaturas que puder. Seu esforço, seu poder, não serão em vão. Se tiver assistido o vídeo concordará comigo, e se não tiver assistido também tem minha palavra: Esse projeto é um princípio de uma avalanche. Uma avalanche de limpeza nas eleições brasileiras. É o nascimento do novo país. É nosso passaporte para todos os gritos do movimento #VEMPRARUA, educação, saúde, transporte, segurança, menos corrupção, dignidade, e tudo que você conseguir pensar. Esse projeto é o passaporte pro nosso Brasil melhor. Pra todas as PECs que queremos aprovar.

É o cheque-mate.

Mas não basta concordar. Não basta balançar a cabecinha e ficar comovido. Dizer que nos apoia. Não. Precisamos que você reaja. Que você passe esse texto, ou links ou seja lá qual for a melhor forma que encontrar de mobilizar o máximo de pessoas possível. Bem sei que muitos não tem todos os amigos tão leitores, e que vários deles não irão gastar cinco minutos lendo essa 'Convocação',  muitos menos assistirão às uma hora de explicações do projeto. Então não atenham-se a divulgar meu texto (apesar que eu gostaria também *-*), mas abram seus chats, postem no twitter e usem seus meios. Se ainda estiverem em aulas, mobilizem-se e colham assinaturas físicas nas turmas, ou no mínimo mobilizem suas gremiações e diretórios acadêmicos para passar nas salas informando sobre o projeto e convocando as pessoas à assinar.

Como foi dito no vídeo, precisamos das assinaturas até 4 de agosto para que todo o projeto passe a valer ainda nas próximas eleições.

Enfim te convoco. Te convoco e espero ser escutado. Estamos num tempo em que o Brasil se cansou da passividade. Os jovens foram às ruas para gritar que estamos cansados. Estamos fartos de democracias desmocratizadas, fartos de impostos abusivos, de retornos nulos e fartos dessas eleições estúpidas, que não representam ninguém nem causam impacto algum.

Muita gente disse ao longo das manifestações que "não adiantava se manifestar se na hora de votar, jogamos os votos fora."
Pois bem, vim aqui dizer que cansei de jogar meus votos fora.

E você?

Assine clicando Aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas