"Viu? Falei."

Por Antonio Fernandes

Haja pessimismo pra tratar
dessa 'jente'
desse 'povim' nosso
chulo e mau amado
Se der certo "não pode!"
"intriga da oposição!"
"Se deu errado é
"Viu? Falei."

Eu vi meu professor
Que além de professor
Além da pessoa, da carne, da alma
tornou-se mítico e herói
ser derrubado por uns desgraçados
E sabe o que me disseram?
"viu? falei."
Não tenho ódio mais de Barcelos ou qualquer coisa
Tenho ódio desse 'povim'. Dessa gentalha, 
Como diria o Quico.
Como posso gastar a indignação que seja com altos governos!
Com gente do CEFOS!
quando a escória senta-se ao meu lado e ri?
"viu? falei."
Como eu posso prostrar-me e tentar lutar com maior que seja
se eles que me rodeiam são fracos desiludidos?
Imbecis.
Com certeza, com certeza!
Na certeza da derrota!
Pessimistas determinados
certos de seus fracassos
Profundos e alegres de seu descontentamento.
"ah, é Brasil."
"Viu? falei."
"Ó só, proce ver."
Num dá.

Estou hoje desiludido,
como se não soubesse como é
Estou hoje perdido,
ladeado duma insegurança coletiva que me beira os nervos.
E à miragem da Venezuela, posta em prantos
Por gente disposta a mudar o destino que 
carimbaram na testa deles.
Em Kiev pessoas
truncando a derrubar tudo até derrubar 
o governo, e nós aqui.
"Viu? falei."

É tanto falador,
"Falador passa mal!"
Rapá. Mas quanta insegurança,
E quanto falador.
E quanta gentalha pra dizer "Viu? Falei."
Sabe o que mais me incomoda?
É eles não moverem o cú,
com o perdão do verbo e do acento
Na certeza procrástica 
duma geração do tédio
de que nada fará diferença.
Porque já que o Mateus não volta,
Não preciso mover o cú,
já que a corrupção tá solta,
não preciso mover o cú,
já que vai dar tudo errado,
não preciso mover o cú.
Fico sentado porque sentar me encanta.
Viver um dia 
atrás
do outro,
daqui até a cova.
Porque fazer o que?
Vai dar tudo errado
e quando der,
"viu? Falei."
Vamos fazer o que? ah, já sei!
agente dá um 'jeitim'!
Se acostuma com o novo professor,
Convive com Barcelos,
'Guenta' o PT
Vai levando, vai levando.
Porque fazer o que? Vai dar tudo errado
Vai dar tudo errado
vai dar tudo errado
vai dar tudo errado
vai
dar
tudo 
errado
Então fazer o que?
se vai dar tudo errado?
E agente vai levando
e vai levando,
porque fazer o que? 
Se vai dar tudo errado?
Mas não brinco contigo
quando te falo
que seu diploma vai valer um lixo
E faculdades pequenas serão maiores que a nossa
por falta de amor
por falta de determinação
de professores como Mateus
Que nos ensinam a amar mais que os alicerces
da casa que escolhemos para defender
pelo resto dos nossos dias
"Milton Campos"
A casa que escolhemos honrar nas escadarias do Fórum
"M.Fields"

E que não digam que alunos 
ex-alunos,
irmãos,
Dessa tal faculdade são menos que excelentes,
Menos que os melhores.
Maiores que qualquer federal que seja.
Mas quando essa corrente voar,
do topo do mais alto topo de Belo Horizonte
Da maior de Minas que fica lá no alto,
E aquilo deixar de ser
uma irmandade
e se tornar  
um negócio
como estão pensando que é
seu diploma
não vai valer nada
e essa ideia
não vai valer nada,
e você se lembrará dum tal professor
Grande
Professor
Mateus Simões
e eu te direi,
"Viu? 
falei."


Comentários

Postagens mais visitadas