A proposta

Por Antonio Fernandes

 Oque você fará no seu fim de semana?
Se entorper de alcool, meter e trepar, ou quem sabe passar doze ou treze horas compartilhando, curtindo e lendo.

Venho lhe fazer uma proposta. Não é nada que ferirá gravemente essa sua rotina fugaz. Nem mesmo me darei ao trabalho de criticar fundalmentalmente sua rotina, sua vida, seus valores ou como você escolhe jogar sua juventude fora.
Não me darei ao trabalho pois estou jogando a minha fora também, pelos mesmos modos, pelos mesmos motivos, e seria profundamente hipócrita da minha parte ter dado a entender que critico nossa juventude e nossas idiotisses. Quem são os velhos para nos julgar desses erros que eles mesmos cometeram? E quem sou eu metido nas mesmas merdas e idiotisses para julgar também?

Não, não estou aqui para te dizer pra não seguir seus intintos primários, sexuais, como dizia Freud. Estou aqui para explorar um instinto superior que você já tem. Esse instinto que não demanda tanto tempo quanto o sexo, o alcool e o facebook (especialmente não tanto tempo quanto o facebook). Te tomará no máximo, algumas horas de alguns sábados.

Venho dizer que tanto quanto você estou desiludido com minha nação. Dizer também para que você expurgue essa ideia velha de que a política está só lá em Brasília. A política está a nossa volta, você pode transpira-la na conta de luz, nas regras do trânsito e em cada produto que você compra e vende. Ela é responsável pelo mundo em que você vive.

Eu poderia escandalizar, mas não vou. Poderia dizer que as escolas são um lixo, a educação é porca e não existe segurança. Ainda esfaquear talvez seu bolso, te lembrando de que 50% de todo o dinheiro que você ganhar na vida irá para os cofres públicos. Isso e muito mais. Mas não irei escandalizar. Não, claro que não.

Vou apenas fazer uma pergunta: Você, sabendo que pra cada 100 reais que conquistar com seu suor e esforço pagará 50 ao governo, se importa em como esse valor é gasto?

Talvez diga que o problema não é seu, mas dos seus pais que pagam suas contas, e fundalmentalmente pouco se foda para o futuro. Tudo bem. Algumas pessoas nasceram para platéia. Tem em sua alma intrincada uma capacidade de não fazer nada. Pela minha experiência, a maioria dessas pesoas vivem vidas nada interessantes, e não são pessoas com quem desejemos trepar ou nos divertir nos fins de semana.

Se você, como eu, se importa com o modo como esse dinheiro é gasto, mesmo que nunca tenha tomado a iniciativa, mas sempre tenha desejado faze-lo, lhe contarei o grande segredo da democracia. Segredo esse que apavora os que estão no poder e os faz mijar em suas cuecas cheias de dólares.

Você tem poder.

Eu tenho poder. Individualmente, cada um de nós tem poder. Seus pais tem poder, seus amigos tem poder, todos temos poder. O poder de se levantar, articular, gritar, bater, convencer os outros, e por fim, de mudar e de causar mudanças. Por acaso acha que numa tarde ensolarada, dessas, como outra qualquer, as mulheres terminaram todas seus serviços domésticos mais cedo e decidiram por acaso se encontrar numa praça pública pra queimar sutiãs?
Não, não é assim que acontece. Estavam todas elas revoltadas, putas, ensimesmadas com sua situação. Mas uma delas precisou transgredir a regra vigente por três mil anos, e mobilizar as outras, com seu poder, com sua vontade, e essas mulheres por sua vez usarem seus próprios poderes, para mobilizar outras, e numa reação em cadeia...
...mudaram o mundo.

Hoje temos um poder grandioso em mãos. Temos a internet, temos as redes sociais. Qualquer um pode gritar qualquer coisa, mas há tantos gritando que há barulho demais. E há tanto barulho, que ninguém realmente está escutando nada. É fundamental que não fiquemos estagnados em fazer postagens, ou pequenos twitts. Mas que tomemos a atitude de levar nossos amigos a desenvolverem também seu próprio tesão por fazer a diferença.
Por fim se você, assim como eu, quer usar desse seu instinto, esse seu tesão superior por mudar o mundo, recomendo que não só publique, mas fale.

Seus 50 reais coletados pelo governo estão sendo roubados. Em outras situações, ele é "apenas" muito mal gasto. Talvez, talvez seus 50 tenham sido usados por Renan Calheiros para comprar o voto de algum membro do nosso congresso. Quem sabe?
Poisé. E posso dizer isso com segurança porque ele foi julgado, e condenado, em foro privilegiado, no Supremo Tribunal Federal.
E foi reeleito no senado. Para o cargo de Presidente.
Seus 50 reais foram usados para comprar poder, ele foi condenado por isso, mas... Continua com poder?

Se bem me recordo a democracia parte do povo. As cidades devem satisfação ao estado que deve satifação a Brasília que deve satisfação a nossa excelentíssima presidenta Dilma Roussef que deve satisfação... a você.
E te pergunto então se está satisfeito em como seus 50 reais foram gastos.

Lembra do que falei sobre gritar e ouvir? Usar bem o poder que você tem? Pois é. Não só twitte. Não é questão de compartilhar e criar eventos. Falei disso e repito: É preciso mais. É preciso convencer, é preciso ir além, transgredir, e despertar em nossos amigos e colegas este tesão superior por fazer a diferença. Não ser "mais" um mas ser um. Um de muitos, sim, mas que não nos diminue mas nos aumenta. Nos torna fortes e invencíveis. Esse tesão superior por sermos cidadãos.
Ensine a todos eles que temos poder, que há poder, que existe poder, e que podemos usa-lo.

E vamos todos fazer esse país vibrar.
Por fim...
...o que você fará no seu fim de semana?

Comentários

Postagens mais visitadas