Frases de Fernando Pessoa

Um dos maiores poetas e escritores portugueses de todos os tempos, Fernando Pessoa é tal qual um Homero dos começos do século vinte. Após ler, por dica de meu pai, o poema "Tabacaria" dele, em seu livro "O Eu profundo e os outros Eus", não pude deixar de me impressionar com tamanha habilidade com as palavras, por isso me aprofundei nos ensinamentos desse mestre, e aqui ficam algumas boas frases. A maioria é bastante inteligente, o que exigirá de vocês paciência para interpretação. Como sei que a maioria dos meus leitores consiste em pessoas inteligentes, sei que vocês serão capazes disso (:

Aqui vai.

"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar, se não amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"


"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."


"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."


"Haja ou não deuses, deles somos servos."


"Não sou nada.
Nunca Serei nada.
Não posso querer ser nada.
A parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." - Poema Tabacaria

"Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso, mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
gênio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho, gênios como eu,
E a história não marcará, quem sabe? Nem um,
Não haverá se não estrume de tantas conquistas futuras.
Não, não creio em mim.
Em tantos manicômios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
Não, nem em mim..." - Poema Tabacaria

"Sempre uma coisa defronte da outra.,
Sempre uma coisa tão inútil como a outra,
Sempre o impossível tão estúpido como o real,
Sempre o mistério do fundo tão certo como o sono de mistério da superfície,
Sempre isto ou sempre outra coisa ou nem uma coisa nem outra." - Poema Tabacaria

"O próprio viver é morrer, por que não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."


"Alguns tem na vida um grande sonho, e faltam a esse sonho. Outros não tem na vida sonho nenhum, e faltam a esse também."


"Tudo que existe existe talvez por que outra coisa existe. Nada é, tudo coexiste: Talvez assim seja certo."


"O gênio, o crime e a loucura, provem, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio."


"A bondade é a delicadeza das almas grosseiras."


"Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta."


"Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós trás consigo um crime feito ou um crime que a alma lhe pede para fazer."


"As figuras imaginárias não tem mais relevo e verdade que as reais."


"A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."


O vocabulário provavelmente vai assustar alguns, é de se imaginar por que. As aparentes contradições em várias frases, além de algumas bastante complexas, vão assustar outros. Caso não tenha entendido alguma delas, recomendo que tente interpreta-la. Todas essas filosofias de Fernando Pessoa são um ótimo acréscimo a cultura pessoal de cada um. Todos somos gênios em nós mesmos, mas para tornarmo-nos mais gênios, convem buscar aprender. (:

Ah! Antes que eu me esqueça, recomendo a leitura Tabacaria para todos os bons leitores desse blog. Sei que a maioria de vocês será fraco, e vai desistir dos versos no meio do caminho, mas quero ver quantos vão chegar nos comentários aqui abaixo, e dizer que conseguiram ler. E bem poucos, acredito, vão ler e conseguir entender.
Seus fracos (:

Carpe Diem ;D



Comentários

Postagens mais visitadas