Who I Am

Por Antonio Fernandes

Sou um louco. Sempre fui, sempre serei, nada mais que um louco. Amo minha loucura, ela está para mim assim como estou para ela. É ao mesmo tempo o que me condena, e o que me enobrece.
Desde pequeno sempre tive uma inclinação a seguir as regras, fazendo, sempre que pude, diferente do que todos os outros irão fazer, e por conseqüência, fazer melhor. O meu livro, "Perdidos na Serra do Cipó", nasceu assim.
Numa sala de aula da quarta série, a professora pediu que fizéssemos um texto de no mínimo 15 linhas, com tema livre. A maioria ia fazer textos simples, diretos, uma história rápida e simples de entender, que garantisse para eles, os pontos que seriam distribuídos pela professora, e desse modo se livrar da tarefa de escrever. Eu quis mais.
Das uma hora que a professora nos ofereceu para fazer a redação, 30 minutos eu passei, nada mais nada menos que pensando na redação. Bolei toda uma história, pensei e repensei, e por fim, comecei a escrever.
Todos entregaram textos de... 15 linhas, 16, 18, 14 linhas e meia. Meu texto teve 3 folhas, e meus colegas ficaram com aquela cara de "uau".
Mas, eu não havia feito diferente o suficiente, e queria mais, peguei a história, recomecei, expandi, e 1 ano e 6 meses depois, eu tinha um livro de estilo "infanto-juvenil" em mãos.
Sempre me inclinei a fazer o que fiz com aquele livro. Eu sei as regras que regem o mundo, e insisto em fazer diferente, dum modo que deixe todos com cara de "uau". Freqüentemente me deparo com  perguntas do tipo "como você conseguiu pensar numa coisa dessas?" A resposta é simples. Pratica.
Pratico ser louco todos os dias, o que é ser um louco? ser um louco é simplesmente não fazer absolutamente nada do que esperam de você, e ao mesmo tempo surpreender a todos com algo inovador e interessante. Ser louco é ver beleza onde os outros só veem problemas, ver defeitos onde todos só enxergam qualidades,  ser louco é ser um cético com toda a loucura possível.
Uns taxam minha loucura apenas como loucura, outros constantemente já me chamaram de gênio. Einstein foi reprovado 3 vezes na escola. Bom, eu estou no caminho certo, mais uma e eu serei tão gênio quanto ele.
Baseado no meu estilo, eu diria que ser "gênio" não é tão difícil assim, afinal, o que é a inteligência?
Alguns confundem falsamente uma pessoa inteligente, como "aquele que possui mais respostas." O verdadeiro "inteligente" é aquele que descobre que, a cada resposta que se tem, outras 20 perguntas irão surgir, e depois que você estudar, ler, pesquisar, e se desdobrar, vai descobrir que aquela sua resposta, não é tão correta assim, e que, quanto mais você estuda, mais duvidas aparecem, e menos certeza se tem das coisas. Então você descobre que simplesmente não tem como saciar todas essas perguntas. É um beco sem saída.
A maioria dos gênios simplesmente fica louco por isso. Quando se questiona demais, você passa a questionar coisas que te fazem mudar o seu modo de agir em sociedade. Você questiona as leis, questiona os valores, questiona o certo e errado, questiona a bíblia, questiona Deus, questiona a existência de Deus, questiona o "porque de respeitar seus pais", questiona, questiona, questiona...
Tudo é uma pergunta, e uma pergunta que leva a outras perguntas, e nenhuma delas jamais será respondida "corretamente".
Isso é o inferno para aqueles eternos "caça-respostas", pessoas que buscam descobrir a matemática em tudo, descobrir as equações da mente humana, e criar formulas para o direito. Foram coitados desse tipo que escreveram nossa constituição. A constituição nada mais é que uma tentativa de "matematizar" o que é certo e errado. Como podemos julgar com justiça um assassino? Nossa legislação conta apenas com o final. o "crime" na integra.
É então que, novamente, a pessoa "cresce" em sua inteligência. É quando ele começa a ridicularizar as perguntas. Elas são algo constante. É a vida... você simplesmente não vai viver o suficiente para saber todas as respostas, na verdade, é pouco provável que durante sua vida inteira, você possa definir uma unica verdade. Sente a ironia disso?
É por isso que essa inteligência é fácil, e ao mesmo tempo, extremamente difícil. É preciso ter uma mente forte, e uma força de vontade mais forte ainda, para questionar o seu mundo todo, e continuar vivendo nele, a melhor saída pra sobreviver a isso, é nada mais que a comédia.
Como disse uma vez o romancista inglês, Horace Walpole, "A vida é uma tragédia para os que sentem, e uma comédia para os que pensam." Exatamente por isso. Você começa a ironizar as perguntas, começa a brincar com elas, a se divertir descobrindo novas perguntas, e quando pega aquelas perguntas que te atormentavam inicialmente, elas passam a ser ridículas, quase inúteis. Você passa a descobrir coisas não havia pensado antes, começa a ver o mundo de ângulos diferentes, mudar, e remudar, inovar e mudar tudo de novo.
Isso é a loucura. O ato de ser louco consta como simplesmente fugir de todas as formas do normal. Você não precisa se vestir como alguém normal, você não pensa como alguém normal, não age como alguém normal. Ou simplesmente pode ironizar isso tudo, e se passar por alguém normal. Constantemente na minha vida, eu me diverti parecendo a outras pessoas com algo que não sou. É uma diversão indescritível o ato de brincar com  o entendimento de mundo dos outros.
Ok, caso alguém consideravelmente normal leia esse texto, vai estar se perguntando "qual a vantagem" dessa dita inteligência, que só nos trás duvidas, é extremamente perigosa para a própria sanidade mental, não é muito mais seguro e sadio continuar sendo burro, e sofrendo e aproveitando a vida como um qualquer?
Bom, um dos motivos deu ter me tornado o que sou, foi o simples fato de ser filho do meu pai.
Na área em que ele atua, você dificilmente vai descobrir alguém que argumente melhor que ele. Alguns diriam que é até mesmo perigoso se embrenhar num debate com ele. Meu pai é um cético de argumentos poderosos, mente forte e língua afiada. Sabe levar a conversa pra onde quer, como quer, e se diverte manipulando as contra argumentações do oponente, levando sempre a conversa para onde almeja, e no fim, sempre vencendo.
Eu cresci discutindo com um gigante desses. Imagine um garoto de 6 anos, tentando argumentar com um homem desses, se ele vai poder sair com os coleguinhas no fim de semana, mesmo tendo tirado nota vermelha na prova. Simplesmente não dá.
Eu cresci batendo de frente com os argumentos afiados dele, aprendi a contra argumentar com habilidade, e nos últimos anos, cada vez mais tenho me tornado mais exímio na arte de "manipular o adversário." ou seja, levar a outra pessoa que discute com você a pensar e fazer exatamente o que você  quer, sem que ela perceba que isso era planejado por você.
Qual a vantagem disso tudo? Bom, manipular a tudo e todos para fazerem exatamente o que você quer, e pensarem como você quer que pensem, é extremamente prazeroso. você aprende a manipular conversas de flerte por exemplo, fazendo com que mulheres bem "acima de você" se apaixonem, ou pode resolver brigas de amigos usando apenas conversas e as palavras certas.
Esse jogo de manipulações é uma coisa perigosa, que somada a inteligências de loucos, como são a maioria que as tem, torna tudo deveras perigoso.
Uma aplicação observável de tudo que eu falei aqui, é a mídia. Ela trabalha exatamente com essa inteligência, ela usa suas percepções, seus pensamentos, e o mundo em que você vive, para te fazer consumir aquilo que eles querem que você consuma. São homens inteligentes, usando dessa manipulação para fazer você fazer o que eles querem que você faça.
Incrivel o que a pratica disso pode fazer não?
Como se tornar inteligente? Sugiro que você pare de tentar copiar os outros, e vire um completo maluco, questione tudo e todos, se revolte, faça coisas bizarras, leia muito, e aproveite a vida de um modo tão extraordinário, a ponto de aproveitar até mesmo a morte.
Nossa, a morte, algo tão ruim assim?
Por que a morte é algo ruim?
De graças ao seu Deus por ter a chance de morrer, já que tantos nem mesmo tiveram a chance de viver.
Agora, se não quiser ser inteligente, ligue no canal 21.
Be happy ;D

E não se esqueça, comente ;D

"Nunca existiu uma grande inteligência sem um veio de loucura." - Aristóteles

Comentários

Postagens mais visitadas